terça-feira, 12 de março de 2013

Protegendo sua Obra


Para proteger sua obra é muito simples. Basta pagar uma taxa e cadastrar na biblioteca nacional, que inclusive pode ser feito pelo correio.
No Brasil a lei de direito autoral é muito boa e justa para o criador da obra. O direito pela criação intelectual não nasce no registro e sim na hora da criação, desde que possa provar; e uma forma que eu aconselho é enviar um e-mail para si mesmo com o arquivo da obra ou a música em mp3 criada, para depois conseguir registrar sua arte. No e-mail constará o dia do envio e do recebimento, inalterado pelo servidor. Mas não deixe de registrar formalmente pela biblioteca nacional, mesmo que gaste uma grana, ainda que nada muito caro, vale a pena. O preço do registro nacional, se não me engano, deve estar em torno de 25 a 50 reais.

FBC - Dúvidas sobre Autoria e Proteção de uma obra. Aqui.
Escritório de Direitos autorais. Aqui.
Requerimento de Registro para Imprimir. 

Para registrar em âmbito Internacional, basta acessar o site da ISBN - International Standard Book Number - é um sistema que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-os inclusive por edição. Esse site é da ISBN Brasil.  www.isbn.bn.br 
O sistema é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta e delega poderes às agências nacionais. No Brasil, a Fundação Biblioteca Nacional representa a Agência Brasileira desde 1978, com a função de atribuir o número de identificação aos livros editados no país. 

Dúvidas para obter a ISBN Internacional acesse aqui.

O que é a ISBN Internacional? Aqui.

O preço para adquirir um registro na ISBN se eu não estiver errado sai por volta de 250 reais, mas serve para o mundo inteiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário