quarta-feira, 13 de março de 2013

Nerdcast e Spohr: Literatura.

Na foto acima, da esquerda para direita: Alexandre Ottoni (Jovem Nerd) e Deive Pazos (Vulgo Azaghal). 
O Podcast do Jovem Nerd me foi apresentado em 2011 por um amigo que não via há uns cinco anos, e ele assim que me viu me mostrou em seu celular um programa onde se discutiam temas que ele sabia que me interessavam. O primeiro que escutei, confesso que não me senti muito atraído, mas o segundo foi justamente sobre ser escritor e me pegou de jeito. Acho muito bom um podcast que tem como público alvo os jovens e adultos de alma jovem, incentivar futuros autores. A arte seja qual for rejuvenesce a gente. O Brasil é um país continental e pela sua grandeza é vergonhoso saber que nós não somos um gigante gerador de cultura e arte como deveríamos ser. A Inglaterra que é 40 vezes menor que o Brasil é um berço referencial no mundo literário.

Nesse link você ficará por dentro de curiosidades sobre ser um bom escritor. Acho que vale muito a pena ouvir esse podcast. Um dos convidados é o Eduardo Spohr, autor do livro A Batalha do Apocalipse, que teve o apoio direto do Nerdcast no início de sua carreira, provando que existe uma demanda por escritores brasileiros com boa imaginação e desenvoltura na escrita. Que é justamente o que precisamos, confiança para lançarmos novos autores.Nesse podcast sobre literatura, todos os participantes desenvolvem raciocínios para criação, escrever melhor e até com informações úteis sobre plágio, direitos autorais e etc. Vale muito a pena ouvir.
Os temas do Nerdcast que mais escuto são sobre literatura, história, ciência, filmes e seriados. Todos esses vocês poderão encontrar dicas para desenvolver histórias convincentes e bem estruturadas. Colocarei outros links interessantes sobre os temas que eles abordam úteis para escritores.

Esses são os programas que indico para absorver algo. Em todos esses tem dicas e debates interessantes sobre construções de idéias que podem e devem ser usados na literatura. Mais abaixo está a célebre entrevista do Jô Soares com o prof. Eduardo Spohr, autor do livro teen de sucesso, A Batalha do Apocalipse. O qual tive a oportunidade de ler e descobrir que é sem dúvida bem escrito. Os vídeos foram divididos em parte 1 e parte 2.




Eduardo Spohr tem um blog excelente que pode ser conferido Aqui (Filosofia Nerd).
Eduardo Spohr disponibilizou em seu blog a apostila gratuitamente, que ele usa para dar aula sobre estrutura literária e já emprestou sua experiência em outros podcast também. seguem os links:
Todos esses falando sobre como ser escritor e desenvolver seus textos.

Spohr também aparece em uma conversa sobre Stephen King: Parte 1Parte 2

Queria deixar registrado os meus sinceros parabéns ao programa Jovem Nerd e ao Eduardo Spohr, que continuem fazendo o sucesso que merecem. Levando e discutindo cultura, incentivando os jovens e alegrando nosso dia com seus podcast.