terça-feira, 12 de março de 2013

Frases e Palavras.


Ah... frases e palavras.
O que dizer sobre elas além de serem a espinha dorsal de uma obra. Em se tratando de frases e palavras podemos afirmar que se bem escolhidas podem soar com um poder incrível. Temos vários exemplos de frases extraordinárias no cinema, na literatura e na poesia. Eu aconselho a ler poesia, mas não no intuito de transformar seu romance numa obra poética e sim no intuito de absorver a síntese transcendental que os poetas colocam em frases e palavras curtas. Crie um caderninho com palavras que você vai encontrando e acha apropriadas para serem usadas em uma história. Pode fazer essa busca por palavras em livros e até em cruzadinha de banca de jornal. Fazer um glossário de palavras que você desconhecia e achou interessante não significa colocar palavras excêntricas no seu trabalho; palavras que ninguém vai entender, pensando que te fará passar por gênio intelectual, não é isso. Uma palavra não muito difundida no cotidiano de uma pessoa que não está acostumada a ler, quando ela decide ler um romance, dentro de um contexto aquela palavra adquire o seu significado evidente. Esse é o ponto certo. As palavras são cores que vão dando vida às frases que compõe o quadro do artista literário. Acho que esse glossário montado e escolhido pelo escritor, tanto ajuda a ampliar o vocabulário do escritor quanto enriquece o conto se usado com sabedoria. Lembre-se que uma história onde você tem que pegar o dicionário em todos os parágrafos para entender o significado de uma frase ou parágrafo inteiro não funciona. Nada impede que você comece um romance com uma palavra que se bem escolhida pode causar um impacto positivo logo de cara. Entrevista com Vampiro começa no diálogo e com uma palavra só:
- Compreendo..
Disse o vampiro pensativo, caminhando lentamente pela sala até a janela.
 Nesse exemplo do livro de Anne Rice, a primeira palavra imediatamente te faz pensar no que veio antes que não foi escrito. Isso é uma sutileza que te prende a atenção logo na entrada e te desperta a curiosidade na história em saber o que está sendo discutido, e logo de cara. A frase que segue abaixo pode ser considerada uma descrição e um gesto. O poder das frases são fundamentais numa obra. Ambientação como a frase que se seguiu, onde o vampiro simplesmente caminha pela sala.

Ainda sobre as frases:
"A frase bem feita transcende tempo e gênero. Uma frase bonita é uma frase bonita, não importa quando tenha sido escrita (...) O que é apenas uma das muitas razões por que é prazeroso e útil ler coisas que não são do nosso próprio gênero. (...) As frases de certos escritores melhoram com a densidade e a gravidade da informação que têm para comunicar." Francine Prose.
Até lendo um guia de viagens pode ser uma ferramenta para se prestar atenção em construção de frases e uso de palavras que um romancista nunca pensaria. Isso você encontra em revistas, HQs e tantos outros lugares que podem te acender a inspiração para escrever frases marcantes de um livro.
No caso de filmes, que também podem inspirar, tanto quanto seriados. Darei um exemplo de um filme que abusa de frases marcantes. Vanilla Sky, por exemplo. Nesse filme há inúmeras situações onde a frase ganha um efeito e mesmo após ser repetida durante o filme inteiro, ela ganha mais efeito ainda.

Exemplos de algumas.

1) - Deve ser a mulher mais triste do mundo a segurar um martíni.

2) - O que é amor para você, Dave?

3) - Suporte Técnico!

4) - Sem o amargo, o doce nunca seria tão doce!

5) - Os pequenos detalhes, Dave!

Só para exemplificar. Claro que dentro do contexto do filme, essas frases foram poderosas. Quem viu o filme, se lembrará de alguma ligando à cenas específicas. Isso é o que faz uma boa frase, algo que ligue seu cérebro a uma imagem, um sentimento, um contexto ou simplesmente há uma ótima obra. Shakespeare que o diga, ele é dono de várias, que ilustram grandes momentos da literatura.

SER OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO!

Como saber escolher as palavras certas e formar frases marcantes ou bonitas de serem lidas?
O meu conselho passa simplesmente na maneira de ler. Li uns conselhos onde eu já fazia na prática comigo mesmo, antes de te-los conhecidos, e já havia percebido que realmente funciona. Espero que ajude quem estiver procurando uma luz.
É essencial desacelerar e ler cada palavra. Por que algo importante que se pode aprender lendo devagar é o fato óbvio, mas estranhamente subestimado, de que a linguagem é o meio que usamos, mais ou menos como um compositor usa notas, como um pintor usa tinta. As palavras são a matéria-prima com que a literatura é construída.
O que é uma frase bonita? A resposta que a beleza, numa frase, é em última análise tão difícil de quantificar ou descrever como a beleza numa pintura ou num rosto humano. A qualidade que a frase tem que ter em comum com todas as boas frases é primeiro e mais obviamente a clareza.
A importância de ler manuais de gramática é ótimo, principalmente quando eu descubro alguma coisa nova, decido uma questão que estava me confundindo ou aprendo uma regra de uso que andei fingindo saber, mas superior a esse conhecimento na gramática é a observação apropriada do encaixe do quebra cabeça, encontrar a peça certa, a peça chave naquele momento. É por isso, acredito, que é necessário manter o conceito de clareza como um ideal ainda mais elevado que o de correção gramatical, e é por isso que é essencial ler frases excelentes - isto é, as frases de escritores de frases excelentes - juntamente com seu manual de estilo.
 Aprender com a Literatura.

"É uma boa ideia ter uma seção especial de sua estante para livros de escritores que obviamente trabalharam as suas frases, revendo-as e polindo-as para transformá-las nas jóias que continuam a nos deslumbrar. Essas são obras a que você pode recorrer sempre que sentir o seu próprio estilo se tornando um pouco frouxo, preguiçoso ou vago. Você pode abrir esses livros em qualquer ponto e ler uma frase que o impelirá a trabalhar mais, a tentar com mais afinco, a retornar àquele ponto difícil e retrabalhar aquela frase imprecisa ou desajeitada até que ela seja algo de que você possa se orgulhar, e não algo que espera que o leitor não note." ( Esse e o trecho de cima foi tirado do livro Para ler como um Escritor, que poderá ser encontrado no Submarino e em PDF. Eu tenho esse livro e recomendo.)

A combinação de palavras certas formam frases incríveis, e a combinação de frases incríveis formam parágrafos formidáveis que contribuirão para uma ótima e magnífica leitura. A jornada da leitura ganha vários pontos assim, e agora só falta o enredo da história para sacramentar uma ótima obra literária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário