quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A Jornada do Escritor.

Se você está com vontade de escrever um conto, uma história ou um romance literário, você devia conhecer o livro chamado A Jornada do Escritor. Nesse livro baseado na obra de Campbell, Christopher Vogler facilita a vida dos aspirantes a escritores e roteiristas de filmes. O livro de Campbell tem a linguagem bem técnica e difícil, por isso Christopher Vogler se torna o nosso "Deus" que ilumina a escuridão com a simplicidade de sua organização estrutural. 
O livro de Vogler é extremamente caro aqui no Brasil. Dificilmente você consegue encontrar nas lojas e quando encontra é por um preço bem salgado. Então, nada mais justo do que postar aqui algumas coisas e ainda te "linkar" em um site onde você poderá achar todas as informações necessárias; e se ainda for insuficiente, eu aconselho juntar a grana e adquirir esse livro.
Segundo a sinopse da livraria cultura, esse livro trata do seguinte:
"O livro 'A jornada do escritor', de Christopher Vogler, busca enumerar ao leitor todas as etapas de construção de personagens e situações necessários para se escrever uma boa história. Para isso, o autor usa estruturas míticas bastante conhecidas como base para o seu roteiro de escrita. O livro é dividido em três seções. A primeira descreve cada uma das personagens que são essenciais para qualquer tipo de história. A segunda propõe estágios ou situações primárias para que a narrativa tenha boa fluência até o final. Por fim, o epílogo faz um resumo da viagem e os apêndices usam 'A jornada do escritor' para analisar roteiros de filmes de sucesso como 'Titanic', 'Guerra nas estrelas' e 'Pulp Fiction - Tempo de violência'. Christopher Vogler propõe ao leitor que crie novos caminhos para a sua própria jornada de escritor. Com este objetivo, ao fim de cada capítulo há uma seção com perguntas para o pleno entendimento e aplicação dos conceitos utilizados por Vogler, a fim de que o escritor seja bem-sucedido em sua viagem que é escrever."
 
 Vale destacar a melhor dica desse livro, a verdadeira dica de ouro de Vogler que é: Aprenda a fórmula, mas busque os seus próprios caminhos dentro da fórmula, ou simplesmente a manipule à seu bel prazer com um novo tipo de enredo que faça tanto sentido quanto se estivesse seguindo a fórmula diretamente. Brinque com a estrutura da fórmula e encontre a sua identidade.

Os 12 estágios da fórmula são:
  1. MUNDO COMUM;
  2. CHAMADO À AVENTURA;
  3. RECUSA DO CHAMADO;
  4. ENCONTRO COM O MENTOR;
  5. TRAVESSIA DO PRIMEIRO LIMIAR;
  6. TESTES, ALIADOS, INIMIGOS;
  7. APROXIMAÇÃO DA CAVERNA OCULTA;
  8. PROVAÇÃO;
  9. RECOMPENSA (APANHANDO A ESPADA);
  10. CAMINHO DE VOLTA;
  11. RESSURREIÇÃO;
  12. RETORNO COM O ELIXIR
São algumas etapas explicando como usar a estrutura e o que é cada fase dessa estrutura. As explicações são simples e diretas, e estão em outro site o qual eu o direcionarei para maior aprofundamento.


Com isso em mente e anotado onde você possa consultar sempre que possível, já podemos visualizar melhor como estruturar uma história de forma prática e objetiva. Espero que aproveite a dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário